A origem e a história do Kung Fu
O Kung Fu é uma forma de luta desenvolvida na China no Templo Shao-Lin. A expressão Kung Fu , pode ser traduzida de várias maneiras, como por exemplo: "Tempo de habilidade" e Trabalho árduo. Portanto o termo Kung Fu pode ser colocado em tudo o que se faz na vida, desde que seja bem feito.
Foi em um mosteiro budista na província de Henan, encravado nas montanhas no norte da China, que todos os conhecimentos formados do Kung Fu foram unificados, por volta do ano 520 d.c. Bodhidharma, um monge indiano, enriqueceu e refinou as diversas formas de combate que existiam até então. Bodhidharma vivia no mosteiro Shaolin (Que significa “Pequena Floresta” em chinês), ao chegar no templo Shaolin, Bodhidharma percebeu que os monges estavam em más condições físicas, fracos e incapazes de se manterem acordados durante a meditação. O monge indiano decidiu submeter os monges a um programa de exerícios para fortalecer o corpo, introduzindo também os 18 exercícios conhecidos como "as 18 mãos de Lo-Han", para condicionar seus corpos e suas mentes. Posteriormente, no século XVI, um jovem muito rico que entrou no templo Shao-Lin, chamado Kwok Yuen, ampliou os 18 exercícios de Ta-Mo para 72. Com o contato com dois mestres de combate, Pak Yook Fong e um ancião conhecido como Li, ampliou os 72 movimentos originais para 170. Mais tarde, seriam perpetuados e aprimorados por seus discípulos no templo Shaolin e também no monastério de Fukien, costa sul da China, outra das casas originais do Kung Fu. O mosteiro Shaolin foi incendiado e praticamente destruído duas vezes nos anos de 1736 e 1928, mas existe até hoje.
Para Bodhidharma, tão valiosa quanto a força bruta é a energia interna. Alguns dos movimentos que ele criou fortalecem o equilíbrio e a resistência mental. Deles se originaram os “estilos internos”, o Tai Chi Chuan é o mais conhecido.
Bodhidharma também fundou o zen-budismo. Para o monge, todos os seres podem ser iluminados de descobrirem o Buda interior, meditando por horas, em posição de lótus, refletindo sobre o vazio ou enigmas insolúveis.
Os monges costumam utilizar roupas laranja-açafrão, numa referência à coloração da terra, que foi testemunha do nirvana de Buda. Embora fosse uma vestimenta de ofício, usadas em estudos e rituais, também era utilizada para os treinamentos dos primeiros lutadores de Kung Fu no mosteiro Shaolin.
Os monges com grande capacidade de percepção, observando as lutas dos animais e introduzindo suas formas aos movimentos já conhecidos, criaram cinco distintos estilos: o Tigre, a Garça, o Leopardo, a Serpente e o Dragão, conhecidos como as cinco formas do Kung Fu, sendo que posteriormente foram criados vários outros estilos como o Macaco, o Louva-a-Deus, a Águia entre outros que hoje em dia calculam-se centenas de estilos difundidos por toda China após as tentativas de destruição do templo Shao-Lin.
O Kung Fu foi popularizado no ocidente graças a Bruce Lee, com uma carreira brilhante no cinema, que inclui filmes como “O Dragão Chinês” e “Operação Dragão”, espalhando por toda a América.
O Kung fu foi trazido para o Brasil no final da década de 60 por imigrantes chineses e vem se desenvolvendo a cada ano que passa, podendo ser treinado por todos, homens, mulheres, crianças e idosos. Com a prática frequente do Kung Fu o praticante pode logo perceber a melhora em seu estado físico e mental.
Mook Jong – No treinamento, os monges tinham de enfrentar um forte adversário, o mook Jong. Criado no monastério de Fukien, o modelo de madeira com articulações que simulam braços e pernas ajudando a aperfeiçoar o bloqueio e o contra-ataque.
O ESTILO DA GARÇA
O Kung Fu é uma forma de luta desenvolvida na China no Templo Shao-Lin. A expressão Kung Fu , pode ser traduzida de várias maneiras, como por exemplo: "Tempo de habilidade" e Trabalho árduo. Portanto o termo Kung Fu pode ser colocado em tudo o que se faz na vida, desde que seja bem feito.
Foi em um mosteiro budista na província de Henan, encravado nas montanhas no norte da China, que todos os conhecimentos formados do Kung Fu foram unificados, por volta do ano 520 d.c. Bodhidharma, um monge indiano, enriqueceu e refinou as diversas formas de combate que existiam até então. Bodhidharma vivia no mosteiro Shaolin (Que significa “Pequena Floresta” em chinês), ao chegar no templo Shaolin, Bodhidharma percebeu que os monges estavam em más condições físicas, fracos e incapazes de se manterem acordados durante a meditação. O monge indiano decidiu submeter os monges a um programa de exerícios para fortalecer o corpo, introduzindo também os 18 exercícios conhecidos como "as 18 mãos de Lo-Han", para condicionar seus corpos e suas mentes. Posteriormente, no século XVI, um jovem muito rico que entrou no templo Shao-Lin, chamado Kwok Yuen, ampliou os 18 exercícios de Ta-Mo para 72. Com o contato com dois mestres de combate, Pak Yook Fong e um ancião conhecido como Li, ampliou os 72 movimentos originais para 170. Mais tarde, seriam perpetuados e aprimorados por seus discípulos no templo Shaolin e também no monastério de Fukien, costa sul da China, outra das casas originais do Kung Fu. O mosteiro Shaolin foi incendiado e praticamente destruído duas vezes nos anos de 1736 e 1928, mas existe até hoje.
Para Bodhidharma, tão valiosa quanto a força bruta é a energia interna. Alguns dos movimentos que ele criou fortalecem o equilíbrio e a resistência mental. Deles se originaram os “estilos internos”, o Tai Chi Chuan é o mais conhecido.
Bodhidharma também fundou o zen-budismo. Para o monge, todos os seres podem ser iluminados de descobrirem o Buda interior, meditando por horas, em posição de lótus, refletindo sobre o vazio ou enigmas insolúveis.
Os monges costumam utilizar roupas laranja-açafrão, numa referência à coloração da terra, que foi testemunha do nirvana de Buda. Embora fosse uma vestimenta de ofício, usadas em estudos e rituais, também era utilizada para os treinamentos dos primeiros lutadores de Kung Fu no mosteiro Shaolin.
Os monges com grande capacidade de percepção, observando as lutas dos animais e introduzindo suas formas aos movimentos já conhecidos, criaram cinco distintos estilos: o Tigre, a Garça, o Leopardo, a Serpente e o Dragão, conhecidos como as cinco formas do Kung Fu, sendo que posteriormente foram criados vários outros estilos como o Macaco, o Louva-a-Deus, a Águia entre outros que hoje em dia calculam-se centenas de estilos difundidos por toda China após as tentativas de destruição do templo Shao-Lin.
O Kung Fu foi popularizado no ocidente graças a Bruce Lee, com uma carreira brilhante no cinema, que inclui filmes como “O Dragão Chinês” e “Operação Dragão”, espalhando por toda a América.
O Kung fu foi trazido para o Brasil no final da década de 60 por imigrantes chineses e vem se desenvolvendo a cada ano que passa, podendo ser treinado por todos, homens, mulheres, crianças e idosos. Com a prática frequente do Kung Fu o praticante pode logo perceber a melhora em seu estado físico e mental.
Treinamentos e Técnicas:
Mook Jong – No treinamento, os monges tinham de enfrentar um forte adversário, o mook Jong. Criado no monastério de Fukien, o modelo de madeira com articulações que simulam braços e pernas ajudando a aperfeiçoar o bloqueio e o contra-ataque.
O ESTILO DA GARÇA
O Estilo da Garça Branca é conhecido por seus movimentos ágeis de chutes, torções e ataques visando olhos, fonte, nariz, garganta. Assim como a própria ave que o representa, quando está atrás de um peixe ou saindo de um cão.
O ESTILO DA GARÇA BRANCA (Pai Ho): História
O sistema Pai Ho de Kung Fu (Garça Branca) foi originado na Dinastia Ming (1368-1644), por um lama Tibetano, Adato (Orddoto, Atatuojun, Ah Dat Ta, etc.), nascido em 1.426 antes de Cristo no começo do reino Hsun Chung na dinastia Ming. Adato estava meditando pacificamente na montanha do Tibete, e durante sua meditação ele, avistou uma elegante Garça Branca, aquecendo-se ao sol quando, subitamente, um macaco selvagem apareceu da floresta próxima e atacou a Garça agarrando-a pelas asas.
O pássaro estava assustado, mas conseguiu fugir do ataque do macaco e virou-se usando seu longo bico para bica-lo. Seguiu-se uma batalha violenta. O macaco que era normalmente considerado ativo e ágil não era pareo para a Garça. Adato observou a luta muito atentamente.
Ele estava fascinado pela esperteza exibida pelos dois animais. A luta terminou completamente por um tempo e o macaco estava começando a demonstrar sinais de cansaço quando subitamente, como um raio, o bico da Garça golpeia um dos olhos do macaco que proferiu um grito agudo de dor enquanto o sangue fluía do olho danificado.
O macaco começou a saltar e fugiu para o abrigo na floresta de onde havia saído.
No início da luta, Adato apenas observou, mas, não pensou muito sobre ela. Porém, quando ele observou mais atentamente, começou a notar que os dois animais usavam métodos diferentes de luta e que suas técnicas eram sistemáticas e meticulosas. Os movimentos da Garça Branca eram particularmente evasivos, anulando cada movimento de ataque do macaco, não importando a velocidade em que eram desferidos.
Depois de observar os movimentos de luta dos dois animais, Adato formou um sistema de técnicas de punhos e pernas em sua mente. Como resultado de muita experimentação e prática, o Kung Fu Garça Branca começou a se formar.
Depois de terminada a pesquisa e analise, foram criadas 08 (oito) técnicas fundamentais dos movimentos naturais da Garça Branca e adotado alguns jogos dos pés do macaco. Adato incorporou as técnicas novas ao arsenal marcial que ele havia aprendido no templo e a isto deu o nome de "O rugir do leão", mais tarde o estilo foi renomeado para Kung Fu Pai Ho ou Pak Hok no dialeto cantonês.
O Kung Fu da Garça Branca é conhecido como a arte Imperial durante a dinastia Ching (1644-1912), porque os guardas reais treinaram o Kung Fu Garça Branca para proteger a família real. Também é considerado como um dos mais elegantes e bonitos estilos do Kung Fu Chinês.
Com o passar dos séculos, o Kung Fu Garça Branca teve muitos mestres famosos que o desenvolveram em vários sistemas diferentes: Lama Pai, Hop Gar, o Rugido de Leão, Pak Hok, Si Jih Hao, Garça Branca e Lama Kung Fu.
Nos anos entre 1.850 e 1.865 durante a dinastia Ching, o grande Monge Hsing Lung Lo Jung, um dos primeiros discípulos de Adato, viajou para o sul da China com seus quatro discípulos monges Ta Chi, Ta Wei, Ta Yuan e Ta Chueh. Eles começaram a propagar as técnicas de mãos da estrela cadente e estilo do norte de Kung Fu segundo seu atual título de estilo "Pai Ho".
O grande Hsing Lung e seus quatro discípulos estavam enclausurados no mosteiro Lótus, na montanha Ting Hu, do distrito de Chao Ching, Kwang Tung. Foi lá que o Monge Hsing Lung aceitou quatro alunos, os quais não eram monges, e passou para eles os segredos do Kung Fu Pai Ho. Esses quatro discípulos eram Wong Yan Lam, Chan Yun, Chou Heung Yuen e Chu Chi Yiu. Depois um outro, chamado Wong Lam Hoi, se juntou aos quatro. Wong Lam Hoi era irmão de sangue de Wong Yan Lam e era de Nan Hai distrito de Kwang Tung.
Eles foram os cinco grão-mestres que ficaram responsáveis pela propagação do Kung Fu Pai Ho no Sul da China, logo após sua criação. Os seguidores acima mencionados como os cinco grão-mestres, haviam nomeado Ng Siu Chung como o principal expoente do estilo Pai Ho.
Uma estatueta do Buda feita de ouro foi dada juntamente por Wong Yan Lam e Chu Chi Yiu à Ng Siu Chung. Esta estatueta foi herança do estilo Pai Ho e somente o grão-mestre do estilo estava incumbido da responsabilidade de guardá-la. Naquele tempo, Ng Siu Chung tornou-se o guardião ou timoneiro do estilo Pai Ho de Kung Fu. Os grão-mestres Chan Yun e Chou Heung Yuen morreram cedo. A tarefa de propagação da arte marcial Pai Ho estava principalmente sobre Wong Yan Lam e Chu Chi Yiu.
Chan Hak Fu (Chen Ke Fu): Um dos mestres mais famosos de Kung Fu Garça Branca apresentou, ao mundo, sua organização: a Federação Internacional de Kung Fu Pak Hok (White Crane) na Austrália em 1972. Ele abriu suas escolas em Hong Kong, Macau, Austrália e vários locais nos Estados Unidos, como Nova Iorque, Califórnia, San Francisco etc.
O monge Ah Dat Ta, eventualmente, ensinou o estilo a outro monge do templo esse monge era o grande Sing Lung o qual, mais tarde, ampliou o sistema criando as técnicas de mãos da estrela cadente (Lau Sing Kuen). Muitas técnicas dentro da forma Fei Hok Sau (mãos de garça voadora) estavam extremamente avançadas para principiantes e assim a divisão "punhos da estrela cadente" foi criada para conter as formas mais básicas.
Elas são: Luk Lek Kuen (Forma das seis forças), Chuit Yap Bo Kuen (Forma avançar e recuar o passo), Tit Lin Kuen (Forma da cadeia de ferro), Siu Ng Ying Kuen (Forma dos cinco pequenos animais), Tin Gong Kuen (Forma da ursa maior), Lo Han Kuen (Forma de Bodhisattva, Santo Budista), Siu Kam Kongo Kuen (Forma do pequeno diamante), Tai Kam Kongo Kuen, (Forma do maior diamante), Tai Ng Ying Kuen (Forma dos cinco grandes animais), Kun Na Sau Kuen (Forma de agarramento com as mãos), Tsui Ba Hsien Kuen (Forma dos oito imortais bêbedos), Tsui Lo Han Kuen (Forma de Bodhisattva bêbedo), Lo Han Chut Dong Kuen (Forma Bodhisattva encerra a caverna), Kuai Jih Kuen (Forma do Bandoleiro), Lo Han Yi Sap Sei Jang Kuen (Forma de vinte e quatro cotovelos de Bodhisattva) e Tsui Kam Kongo Kuen (Forma de diamante bêbedo).
Os movimentos das formas acima são principalmente circulares e muito compactos. Porém, essas são, portanto, as principais formas do estilo. As técnicas mais avançadas são as formas:
- Mui Fa Kuen (Forma da flor de ameixa), a execução dessa forma simboliza a flor de ameixa abrindo suas pétalas, mostrando sua beleza (conhecimento) e perfume (Chi), e incorpora a essência dos movimentos da garça combinados com o Kung Fu clássico.
- Fei Hok Sau (Mão de garça voadora), essa forma foi dedicada a todo o nível fundamental das técnicas de luta do sistema Pai Ho e estava composta de ambos os golpes de punhos e técnicas de mãos abertas.
- Nei Lah Sau, essa forma foi dedicada às técnicas de luta avançadas e estava composta de agarramento e técnicas de torções. Com especialização em combate nos pontos vitais do oponente.
- Dou Lo Sau, essa forma é fundamental no Kung Fu Pai Ho e está inclusa na forma intitulada "Agulha envolvida no algodão".
- Min Loi Jam Kuen (Forma agulha envolvida no algodão), essa forma é um pouco do Kung Fu estático que enfatiza a função da mente. A mente controla os movimentos do corpo e membros. De modo que a forma "agulha envolvida em algodão" pode ser considerada, de certa forma, Kung Fu interno o qual é o ponto de partida para os mais altos estágios de trabalho interno chamado "trabalho interno Pai Ho". Aquele que é bastante preparado para praticar estes trabalhos internos será capaz de usar sua mente para controlar não só a respiração, mas, também a circulação sanguínea e o metabolismo do corpo, executando, dessa forma, em perfeita harmonia com o universo.
Além das formas mencionadas acima são realizados movimentos como técnicas complementares das formas do macaco (Hou Chuen), do tigre (Fu Jiao), do leopardo (Pao Ch'uan), do dragão (Long Chuen) e da serpente (She Chuen).
O estilo Pai Ho (garça branca) também utiliza armas em suas formas. No total são mais de 10 (dez) as principais armas ensinada no estilo Pai Ho. São elas: Bastão normal (Shang Kuan Shu), Nunchaku de duas partes (Lan Tih Kuan), Facão de gume simples (Tan Tao Kuen), Faca de borboleta (Wu Tip Tao), Lança de uma ponta ou uma cabeça (Tan Tou Ch'iang), Gancho orelha ou cabeça de tigre (Hu Tou Kou), Facão em forma de meia-lua ou facão de Kwan Kun (Kuan Tao), Nunchaku de três partes (San Tih Kuan), Punhal duplo (Erh Pi Shou), Garfo de três pontas - tridente com bastão (San Ch'a Kuan) e espada simples e dupla (Chien Tao).
ESTILO PAK HOK - AS OITO CARACTERISTICAS
O espirito ou filosofia do estilo Pai Ho (Pak Hok) de Kung Fu Shaolin está baseado em 8 (oito) características: Chan, Shang, Chuan, Tsieh, Hok Pu, Hok Chuei, Hok Sau e Hok Kou Sau.
A primeira característica, Chan, significa literalmente forma de crueldade. Entendemos que o objetivo fundamental das artes marciais é a auto-defesa. Para fazer isso, é necessário estar mentalmente preparado. O praticante precisa ter um espírito de lutador para o qual não há limite, seja qual for o estilo de arte marcial, será de alguma ajuda.
A segunda característica, Shang, significa literalmente formas de esquivas, inclui movimentos rápidos de esquerda e direita, avançando e recuando, pulando e esquivando. Em resumo, deve-se evitar o uso de força brusca para enfrentar o golpe do oponente. A ideia é a de que se o oponente é mais forte do que você é, e você tentar interceptar ou bloquear seu golpe com força brusca, você não estará na melhor posição.
Mas se você desviar ou esquivar, então não importa o quanto seja violento ou forte o golpe do oponente, ele perderá seu impacto quando alcançar o pico deste momento. Você estará em vantagem em fração de segundos para revidar.
A terceira característica, Chuan, são formas de perfuração e penetração. A ideia é a de ataque no momento e no ponto onde o oponente menos espera. Essas características significam o espírito da perfuração ou penetração através de um espaço de tempo.
A quarta característica, Tsieh, são formas de interceptar. Há quatro maneiras de interceptação, duas são rígidas e flexíveis e duas são de mãos e de pernas. A interceptação rígida é para deter o golpe do oponente antes ou após ele tê-lo lançado de maneira que o oponente não possa golpear o alvo. Interceptação flexível é para anular o impacto do golpe do oponente por desviar o curso do impacto e fazer o oponente perder o seu equilíbrio, se possível.
Interceptar com as mãos dificulta o ataque do seu oponente em todos os planos (superior, médio e inferior). O oponente está deste modo, em um dilema e ele provavelmente precisará retirar-se. Sob essas circunstâncias você empurra para frente ao avança a postura e tem seu oponente sobre controle. A vitória não tardará se você estiver decidido.
A quinta característica, Hok T'ui Bu, que significa postura da garça sobre uma só perna, essa postura seria derivada do Muy Far Chong (um termo cantonês), que é um sistema de treinamento em cima de tocos de madeira. Essa técnica exige um maior grau de habilidade pela dificuldade em se manter o equilíbrio e se baseia em métodos e técnicas para fortalecer os tendões.
A sexta característica, Hok Chuei, corresponde ao golpe mais poderoso do Kung Fu Pai Ho: o bico de garça, no qual todos os dedos se unem na ponta para aplicar ações de bicar nas partes vulneráveis do oponente, principalmente os olhos.
A sétima característica, Hok Sau, quer dizer bloqueio rápido executado com as palmas das mãos abertas no formato das asas da garça.
A oitava característica, Hok Kou Sau, é baseada no ataque, bloqueio e esquiva reunindo força e agilidade, executados com o pulso em forma de gancho ou pescoço da garça.
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